Psyllium

Olá amigos, acabou de chegar em nossa loja o produto PSYLLIUM. Tudo bem, mas o que é e para que serve?

Psyllium é uma das melhores fontes de fibras utilizadas na prevenção de doenças gastro intestinais. Contém mais fibras insolúveis do que solúveis. Normaliza o trânsito intestinal, capta a água e aumenta o tamanho do bolo fecal e também elimina os ácidos biliares, reduzindo com isto os níveis de colesterol. Proporciona um atraso no esvaziamento gástrico o que aumenta a sensação de saciedade. Muito eficaz no emagrecimento. Reduz os níveis de triglicérides e aumenta o bom colesterol.

Possui na sua constituição L-arabinose, D-xilose e ácido galacturônico, mas seus principais constituintes são as fibras, mucilagens e óleos. As mucilagens presentes na composição do psyllium absorvem considerável quantidade de água, aumentando o volume fecal que por sua vez aumenta o lúmen intestinal. Há uma redução da pressão intraluminal reduzindo a possibilidade de formação de divertículos. Seus efeitos ultrapassam o âmbito intestinal. Retarda tanto o esvaziamento gástrico como a absorção de glicose a partir do intestino delgado. Devido a sua indigestibilidade, as fibras alcançam o cólon praticamente inalteradas, causando aumento no volume de conteúdos colônicos com conseqüente ativação da motilidade propulsora. Seus óleos também favorecem a propriedade laxativa.

O psyllium normaliza o tempo de trânsito intestinal, aumentando ou diminuindo este tempo, conforme a necessidade. Favorece o amolecimento das fezes e reduz a necessidade de esforço para evacuação, atividade muito útil em casos de hemorróidas. Em estudos realizados demonstrou possuir a propriedade de reduzir o colesterol sérico total, reduzindo o LDL-colesterol e aumentando o HDL-colesterol. Quando ingerido antes das refeições pode reduzir a sensação de fome.

Além disso ele age como um laxativo mecânico suave, emoliente e demulcente. É indicado em casos de obstipação crônica, coadjuvante da evacuação intestinal em casos de hemorróidas, gravidez, convalescença, períodos pós-operatórios e senelidade. Também em colites e diverticulites. Psyllium, também conhecido como ispaghula, é derivado da casca das sementes de Plantago ovata. O Psyllium contém um alto teor de fibra alimentar solúvel, e é o ingrediente principal em muitos laxantes usados a granel, incluindo produtos como Metamucil ® e Serutan ®.

COMO CONSUMIR?

1 colher de sopa dissolvida em um copo d’água, 2x ao dia (manhã e a tarde) Ingerir muito líquido durante o dia. Pode usá-lo dissolvido em vitaminas.

INDICAÇÕES:

É indicado em casos de obstipação crônica, coadjuvante da evacuação intestinal em casos de hemorróidas, gravidez, convalescença, períodos pós-operatórios e senilidade. Também em colites e diverticulites.

Serve como complemento em dietas de emagrecimento devido o aumento na sensação de saciedade, bem como sua ligação a moléculas de carboidratos simples impedindo sua absorção a nível intestinal.

ATENÇÃO:

  • Deve-se beber bastante água;
  • O uso exagerado pode causar intoxicação (como em qualquer erva) e efeito contrário de constipação.